Páginas

segunda-feira, 20 de setembro de 2010

Como Fazer Cerveja - Equipamentos - Densímetro

Prezados,

Seguindo nossa linha de posts sobre o equipamento necessário para fazer cerveja, vamos falar sobre o DENSÍMETRO. Ele não é necessariamente obrigatório para “fazer cerveja”, mas se você tiver interesse em saber se suas levas estão indo de acordo com o esperado, sua eficiência na brassagem, além da quantidade de álcool na sua breja você vai querer um.



Um densímetro nada mais é do que um instrumento para medir a densidade de um líquido. Quanto mais “viscoso” um líquido maior será sua densidade. Em inglês essa expressão é conhecida como “gravity”, ou gravidade. Por isso você vai ouvir falar muito em gravidade da cerveja ao invés de densidade. No final, são duas expressões para a mesma coisa.

Para usá-lo, basta colocar líquido suficiente na proveta para deixar o densímetro livre para flutuar. Coloca-se o instrumento e aufere-se onde ele parou, conforme a régua contida neste, conforme a foto ao lado.

A água tem a densidade específica de 1,000. Se você adicionar a essa água todo o açúcar extraído dos grãos a densidade da água vai subir. Quanto mais açúcar no liquido maior será sua gravidade.

A maioria dos densímetros foram ajustados para trabalhar a 16 graus centígrados. Sendo assim se você for medir a densidade do mosto enquanto este está quente será necessário ajustar o resultado. Para exemplificar, imagine verificar a gravidade do azeite. Quanto mais quente estiver azeite menos denso ele estará. Por outro lado, quanto mais frio maior sua densidade. Portanto, antes de você utilizar seu densímetro procure saber a qual temperatura ele foi ajustado.

São 3 os momentos importantes de se medir a gravidade do mosto. O primeiro momento é na extração do mosto e antes da fervura. Essa será sua SG, ou “specific gravity”. Essa medição servirá para verificar o aproveitamento de sua brassagem. John Palmer, em seu livro “How to Brew”, chama essa densidade de BG, ou “por boil gravity”.

O aproveitamento na brassagem, ou sua eficiência, vai depender do tipos de grãos que irá utilizar, pois cada grão possui uma quantidade máxima de açúcar que pode ser extraído. Vamos imaginar que você esteja utilizando um grão que permitirá ser extraído açúcar suficiente para elevar a gravidade do mosto para 1,050. No final da brassagem você mediu sua SG, ou BG, e constatou que conseguiu uma extração suficiente para 1,035. Dessa forma, numa regra três simples, percebe-se que sua eficiência foi de 70%, ou seja, você conseguiu extrair 70% de todo açúcar que o grão oferecia.

Uma eficiência entre 70 e 80% é o desejável para quem está começando. Essa eficiência vai depender de vários fatores que serão vistos em outros posts, como moagem, Ph da água, tempo de brassagem, temperatura, etc...

A segunda e a terceira medição vão ser importantes para medir a OG (original gravity) e a FG (final gravity). A OG é medida logo após a fervura do mosto e antes de inocular as leveduras. A OG vai indicar a quantidade de açúcar no mosto.

A medição da OG também é importante para determinar o fim da fermentação da mosto. Quando se inocula o fermento num mosto com açúcar, as leveduras vão se alimentar desse açúcar e transformá-lo em CO2 e álcool. Nesse primeiro momento esse CO2 é descartado. Assim, após alguns dias, quando você for fazer outra medição, notará que a gravidade diminuiu, pois o açúcar virou álcool e este é menos denso que a água.

Depois de alguns dias, quando a densidade parar em um determinado patamar, significará que a fermentação terminou e você terá o FG. Com a medição do FG e do OG será possível determinar o teor alcoólico por volume de sua cerveja.

Cheers!

2 comentários:

  1. Ola Romero,

    Estou procurando por um Hydrometro para medir o PH de uma solução (no meu caso o nitrato de prata para o uso fotográfico) quando me deparei com o seu blog. Densímetro e o nome em português para Hydrometer?

    Abraços

    ResponderExcluir
  2. Oi Maurício,

    Sim, a tradução de hydrometer é densímetro. Entretanto este aparelho mede a quantidade de açúcar no líquido. No nosso caso de medição, o mosto, usamos outro aparelho, específico para medição de pH (alcalinidade/acidez). Este aparelho você encontra no Mercado Livre. Você pode, também, utilizar umas fitinha que vendem em lojas de equipamentos para piscina.
    Romero

    ResponderExcluir