Páginas

sábado, 18 de setembro de 2010

Como Fazer Cerveja - Equipamentos - Filtros de mosto

EQUIPAMENTOS 3 – FILTROS DO MOSTO


Como falamos no post anterior, a casca do malte vai servir como um filtro natural na ajuda de separar o mosto (líquido) dos grãos. Porém precisamos de algo mais para esta tarefa, é ai que entram os filtros.

Quando comecei a preparar cerveja eu utilizava um saco de voile (grain bag). É um tecido sintético que agüenta o calor do fogo. Coloca-se os grãos no saco e então o leva para a panela com água na temperatura calculada. Ao término retira-se o saco com os grãos e coloca-se em outra panela, com água a 72 graus para “lavar” os grãos e extrair todo o açúcar.

O grain bag é bastante simples e fácil de utilizar. Entretanto você fica preso a uma rampa de temperatura simples, com apenas uma escala.

Os dois próximos métodos são os mais utilizados pelos homebrewers. O primeiro é a bazooka e o segundo é o fundo falso.

A bazooka nada mais é do que um cano com diversos furos ou malha de inox utilizado dentro da panela ou cooler. Na foto abaixo você pode verificar como a RECBREW faz uso deste equipamento dentro de um cooler. Usamos a malha de aço inox de uma mangueira de gás. Conectamos as pontas num conector em “T” que vai direto para a torneira.



Neste caso os pontos positivos são a facilidade do método e a despreocupação em manter a temperatura, uma vez que está dentro de um cooler fechado não há perda de calor. Os pontos negativos, além de ter de comprar um equipamento a mais, é que podemos fazer no máximo 2 rampas de temperatura.

Nós também temos a mesma bazooka montada numa panela. A parte positiva é que podemos efetuar várias rampas de temperatura e a economia de não ter que comprar o cooler. Porém você tem que tomar cuidado para a temperatura não baixar muito.

Estamos bastante satisfeitos com este equipamento de filtragem do mosto. Entretanto, se formos fazer uma leva maior, usando mais grãos, temos que ter cuidado com o peso sobre a bazooka, pois esta irá ceder e causar um stuck sparge.

Outra alternativa para separar o mosto dos grãos é o fundo falso, como este da foto:





Este método é também muito utilizado e muito eficiente. De certa maneira é barato e pode ser utilizado tanto na panela quanto num cooler. O problema é que se você utilizar o fogo diretamente na panela pode haver uma caramelização do mosto que está no fundo, pois mesmo você mexendo a colher não alcançará o fundo da panela, mas o fundo falso.

Existem outros métodos para a separação do mosto dos grãos, mas estes que relatei acima são os mais utilizados pelos cervejeiros caseiros.

Lembrem-se, qualquer dúvida estamos a disposição.

Cheers

Nenhum comentário:

Postar um comentário