Páginas

domingo, 12 de setembro de 2010

Como Fazer Cerveja - Equipamentos

Prezados,

Nós da REC BREW vamos começar a escrever alguns posts sobre a fabricação de cerveja em casa, passando desde os equipamentos, insumos até algumas técnicas. Nosso objetivo é difundir cada vez mais a cultura cervejeira e assim atrair novos colegas para esse ambiente.

EQUIPAMENTOS – Parte 1

Num primeiro momento vamos tratar dos equipamentos indispensáveis para a fabricação da cerveja. Lembrando sempre que esses equipamentos podem variar de acordo com a região em que a pessoa está, sua cozinha, clima, etc.

Aqui estamos imaginando que você não tenha problemas com a temperatura externa, vai utilizar a cozinha de sua casa, afinal você não quer investir tanto logo no começo, e vai fazer uma receita “all grain” para 20 litros de cerveja.

Sendo assim você vai precisar de:

02 panelas de pelo menos 20 litros cada, com extratores;
01 panela de 30 a 35 litros, com extrator;
01 equipamento para separar os grãos moídos do mosto (bazooka, fundo falso, etc);
01 moinho (ou moedor) para os grãos;
01 densímetro
01 proveta
01 termômetro
02 metros de mangueira atóxica
01 balde de plástico atóxico (alimentício) de pelo menos 24 litros, com tampa
01 airlock (pode ser improvisado)
35 garrafas de 600 ml
35 tampinhas
01 máquina para tampar
01 liquido sanitizante (iodofor, paracético.... não utilizar água sanitária)

Existem alguns equipamentos que não são essenciais, porém facilitam muito a vida do cervejeiro caseiro, aqui segue uma lista, alguns itens são simples e fáceis de encontrar

01 escumadeira em alumínio ou inox de uns 15 cm de circunferência;
01 chiller (imersão, contra fluxo....)
01 balde atóxico com extrator (balde extra)
01 iodo (diferente do iodofor esse é comprado em farmácias)
Filme plástico ou alumínio
01 medidor de Ph (fitas ou máquinas)
01 jarra plástica com medidores na lateral
01 colher de plástico atóxico
01 grain bag

O primeiro item que vamos falar e o qual você tem que se preocupar são as panelas. Você precisará de pelo menos três. A primeira terá a função de esquentar a água para a brassagem, para esta tarefa uma panela de 20 litros é suficiente. A segunda panela receberá os grãos já moídos para efetuar a brassagem, essa outra também pode ter a capacidade de 20 litros e seu equipamento para separar os grãos do mosto deve estar montado nesta panela. A terceira, e última, tem que ser um pouco maior, entre 30 e 35 litros e servirá para ferver o mosto.

Lembrando que você terá que esquentar água mais de uma vez para começar a brassagem e num segundo momento para “lavar” os grãos. Neste último momento você estará utilizando as três panelas ao mesmo tempo.

As panelas precisam ter extratores. Nós aconselhamos utilizar um de pelo menos meia polegada para ajudar a vazão e evitar entupimentos. Aqui temos uma foto de parte do equipamento para dar uma idéia. Você ainda vai precisar de uma arroela, um cotovelo e um anel de silicone que segure alta temperatura.





Nos próximos posts vamos comentar sobre outra peças do equipamento. Qualquer dúvida é só entrar em contato conosco.

Cheers!

Nenhum comentário:

Postar um comentário