Páginas

domingo, 5 de setembro de 2010

Apresentação

Prezados,

É com muita satisfação que começo a colaborar com esse blog. Considero-me um Recifense bairrista, alvirubro apaixonado, advogado competente, metido a cervejeiro e cozinheiro. Gosto de tudo que a vida tem de melhor, boa companhia, boa música (o que na minha opinião significa Eric Clapton, BB King, Muddy Waters, Little Milton, Dire Straits, U2, Zappelin, Pink Floyd, Hendrix, Marley, Queen, Paralamas, Legião, Capital, Chico Science, Titãs entre muitos outros), um bom esporte (qualquer um), bons livros e uma boa cerveja.

Aprendi a apreciar cerveja durante os anos vividos em Phoenix, Arizona. Fui apresentado a uma diversidade de cores e sabores que nunca imaginava existir. Visitei e conheci mestres cervejeiros em algumas Breweries locais, como Four Peaks, BJ’s e Papago’s.

Um dos primeiros americanos que conheci ao chegar nos EUA, em 2002, foi o marido de uma brasileira. Dan e Liria Teff passaram a ser amigos queridos. Dan é um químico com PhD em Harvard. Com ele passei a aprender a manipular maltes, lúpulos e fermento para transformar este ingredientes no líquido maravilhoso que tanto gostamos.

O equipamento dele era semi profissional. Ele possui uma torre com três queimadores de alta pressão, em alturas diferentes, diversas panelas em aço inoxidável, 3 freezers que eram utilizados exclusivamente para cervejas (um deles ficava na sala e possui 3 torneiras para cervejas “on tap”) e o mais importante, o conhecimento adquirido no doutorado em química em Harvard.

As cervejas produzidas no quintal dos fundos da casa do Dan foram premiadas diversas vezes em concursos nacionais, chegando a ser produzidas em escala por fábricas no Arizona e na Califórnia. Sinto orgulho de tê-lo ajudado em algumas delas, fora que o aprendizado foi incrível. Ele sempre dizia que o sonho da vida dele é se aposentar e abrir uma pequena cervejaria bar em Santa Catarina, pelo tanto que aprendi com ele e sabendo da qualidade que ele tanto preza sei que seria um sucesso.

Ao retornar a Recife, depois de um ano trabalhando na China, descubro que meu vizinho é também cervejeiro (ele, por sinal, o criador deste blog que agora começo a colaborar). Até então acreditávamos ser os únicos em Recife, ele morando no 13° e eu no 14° andar do mesmo prédio. Hoje já conhecemos o Sérgio, outro cervejeiro que morou no Rio por um tempo, e sabemos da existência de outros dois, mas ainda não tivemos contato.

Acredito que desde que montamos nosso equipamento, em meados de junho, já preparamos umas 8 levas (Golden Ale, ESB, APA, Wit, weizen, Coffee Porter, Milk Stout e Brown Ale), algumas mais outras menos apreciadas, porém o importante é que estamos conhecendo nosso equipamento e ajustando-o para conseguir a melhor qualidade possível, que pode ser medida, num primeiro momento, pela ausência de qualquer infecção nas cervejas que preparamos até o momento. Das cervejas em si falaremos em posts próprios e com mais detalhes.

Nossa idéia é montar a Acerva PE, ou quem sabe NE, que englobaria, além de PE, os estados de SE, AL, PB e RN, visto o número de participantes ainda ser pequeno nesses estados. Nossa principal meta é divulgar a cultura cervejeira e apresentar aos amigos e interessados os estilos de cerveja apreciados e conhecidos mundialmente.

Para tanto criamos a marca Rec Brew, que vai ser a pioneira na ajuda dos novos mestres cervejeiros nesses estados, facilitando a compra de insumos e ajudando no estudo do assunto e na escolha do equipamento mais apropriado para cada realidade.

Portanto, fiquem a vontade para fazer perguntas, se apresentar, entrar em contato conosco, será um prazer conhecê-los.

Cheers!

2 comentários: