Páginas

sábado, 18 de setembro de 2010

Como Fazer Cerveja - Equipamentos - Moedor

EQUIPAMENTOS 2 - MOINHO OU MOEDOR


Como estamos falando em fazer cerveja partindo de grãos, ao invés de usar extrato de malte, teremos que moer o malte antes de efetuar a brassagem. Um bom aproveitamento dos grãos vai depender de uma boa moagem, portanto é importante fazê-lo da forma correta.

O mais importante é que você entenda que o malte deve ser quebrado, e não triturado. A casaca deve ser preservada o máximo possível por dois motivos: primeiro porque servirá de um filtro natural, evitando que os grãos se compactem e ocorra um entupimento (stuck sparge) na extração do mosto.

O segundo motivo é que a casca pode contribuir com taninos, o que resultaria com um gosto adstringente no produto final, ou seja, na cerveja.

Dessa forma, deve-se ajustar o moinho para que quebre a parte de dentro do malte mas preserve a casca. O grão também não pode ficar muito fino para que se evite o stuck sparge, por isso nunca, veja bem NUNCA, use um liquidificador para moer os grãos.

Existe alguns tipos de moedores que são usados para malte de cevada. Talvez o mais usado seja o CORONA, um moedor de placas ajustáveis. Existem várias fotos para esse tipo de moedor na internet, que podem ser vistos através do site abaixo:

http://www.google.com.br/images?q=corona%20mill&oe=utf-8&rls=org.mozilla:en-US:official&client=firefox-a&um=1&ie=UTF-8&source=og&sa=N&hl=pt-BR&tab=wi&biw=1280&bih=647

Como pode ser visto através das fotos do link, o Corona Mill pode ser adaptado para melhor servir ao cervejeiro caseiro. É provavelmente o de melhor custo benefício e o que nós, da RECBREW, utilizamos.

Entretanto, o moedor mais aclamado no mundo cervejeiro é o moedor de rolos. Esse moedores existem com 1, 2 ou 3 rolos que são ajustáveis para um melhor aproveitamento do malte. Esses são bem mais caros e mais fáceis de ser encontrados em lojas do exterior, como no link abaixo:

http://www.beersmith.com/barley_crusher.htm

Esse moedor é fantástico, tive a oportunidade de utilizá-lo enquanto morava nos EUA. Colocávamos uma furadeira para ajudar na moagem, com isso a moagem levava apenas poucos minutos.

Novamente lembramos que o importante é ver o melhor equipamento para sua situação, as vezes começar com o mais barato é melhor do que com o mais caro, que pode ser adquirido num segundo momento.

Cheers

Nenhum comentário:

Postar um comentário