Páginas

segunda-feira, 6 de setembro de 2010

Bebendo uma Weiss no Buraco da Gia

BURACO DA GIA - GOIANA-PE
2010




Litoral norte de Pernambuco, cidade de Goiana, terra de engenhos, maracatu e caldo de cana, lá se encontra um restaurante tradicional. Com 54 anos de atividade o Buraco da Gia tem nos frutos do mar a sua especialidade. Destaca-se o peixe ao molho de camarão, o camarão ao molho de tomate, o casquinho de caranguejo e o ensopado de aratu. 





Freqüento o restaurante antes mesmo de me entender por gente, minha cachorrinha era conhecida na casa. Lembro com certo saudosismo o tempo que ia com a família inteira para o restaurante e com o atendimento impecável do Senhor Lima e do Senhor João (in memoriam) comíamos e bebíamos o melhor do litoral, minha infância foi abastecida com muitos momentos de alegria e felicidade neste local. 

Além da atração culinária espetacular; o dono e Maître da casa, senhor Luiz Morais, ou apenas seu Luiz além de um Senhor muito educado e "boa praça" é um verdadeiro adestrador de Guaiamum. O dono do espetáculo é o bichano que com sua enorme patola segura um copo de cerveja para a clientela beber. 





Desta vez não teve jeito, levei uma Weiss para acompanhar a refeição e fiz questão de beber junto com seu Luiz e o crustáceo uma garrafa! Achei que seria maldade ele segurar o meu copo de 50 cl + espuma tradicional para uma cerveja do estilo, então adaptei para a taça que o bichano estava mais habituado, já que ele ainda estava em treinamento.

Brindo ao Buraco da Gia, para mim, um dos melhores restaurante do Mundo, pois ele corta a minha aldeia.

Pão e Cerveja

Prost!






Alberto Caeiro

O Tejo é mais belo que o rio que corre pela minha aldeia,
Mas o tejo não é mais belo que o rio que corre pela minha aldeia
Porque o tejo não é o rio que corre pela minha aldeia,
O Tejo tem grande navios
E navega nele ainda,
Para aqueles que vêem em tudo o que lá não está,
A memória das naus.
O Tejo desce de Espanha
E o Tejo entra no mar em Portugal.
Toda a gente sabe isso.
Mas poucos sabem qual é o rio da minha aldeia
E para onde ele vai
E donde ele vem.
E por isso, porque pertence a menos gente,
É mais livre e maior o rio da minha aldeia.
Pelo Tejo vai-se para o Mundo.
Para além do Tejo há a América
E a fortuna daqueles que a encontram.
Ninguém nunca pensou no que há para além
Do rio da minha aldeia.
O rio da minha aldeia não faz pensar em nada.
Quem está ao pé dele está só ao pé dele.

8 comentários:

  1. Cara, muito legal essa sua cervejaria, espero muito que dê certo!
    Sou formado em Gastronomia pela UFRPE e é uma satisfação ver um empresário local retomando o negócio de micro-cervejarias aqui em PE, tão comuns no Sul e no Sudeste.
    Enfim, desejo sorte na sua empreitada e se precisar de provador de cerveja, conte comigo!

    Um abraço,

    http://oblogdareclamacao.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Frederico, ainda não sou um empresário do setor, faço cerveja artesanal Caseira mesmo! bom saber que a turma de movimento Gourmet está interessado em cervejas especiais! Sim podemos marcar um dia para degustarmos algumas cervejas juntos! Em breve eu e outro cervejeiro, o Romero, estaremos montando um workshop para tentar divulgar a cultura cervejeira na região, se for do teu interesse mantenha o contato!
    Pão e Cerveja

    ResponderExcluir
  3. Hmmm aratu! ...e caranguejo!! Muito bom esse post :) E a weiss combinou bem? :) De que brassagem foi essa? Ah bom poema tb! ;)
    Bjs! xoxox

    ResponderExcluir
  4. Você sabia que o fabrico de cerveja no Brasil se iniciou no Recife?

    http://oblogdareclamacao.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  5. Não estou por dentro deste fato histórico, tem mais informações?

    ResponderExcluir
  6. Tenho, claro, sou um pesquisador da área da Gastronomia.

    Qualquer cosia dá uma aparecida no meu Blog e dá uma olhada nas minahs informações lá e a gente se contacta melhor:

    http://oblogdareclamacao.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  7. Velho, por que a Conception não deixou o querido Guaiamum trabalhar sozinho, meteu a mão no copo!

    ResponderExcluir