Páginas

sábado, 23 de outubro de 2010

10 Coisas que o Homebrew precisa fazer

Prezados,

Essa reportagem saiu na BYO (Brew your own www.byo.com) e, como diz o título, sugere 10 coisas que o cervejeiro caseiro deveria fazer. Comentarei cada uma delas, são bem interessantes, vale a pena conferir.

1- FAZER UM MONSTRO

Aguma vez você tem que testar os limites. Fazer a "maior" cerveja possível. A maior quantidade de grãos aconselhável, lúpulos, inocular uma maior quantidade de fermento (talvez mais de uma vez), fazer uma maior aeração do mosto, etc.

Uma cerveja "grande" vai precisar de uma grande paciência. E lembre-se, pode até entusiasmar os amantes, mas nem sempre agrada ao público "ambeviano". A parte boa é que uma cerveja mais encorpada e lupulada resiste bem ao tempo, então você pode testá-la ao decorrer do tempo.

2- CONSEGUIR A PERFEIÇÃO

Uma das maiores vantagens de ser um cervejeiro é que podemos fazer qualquer tipo de cerveja. Entretanto, conseguir fazer e refazer sua receita preferida, e levá-la a perfeição pode ser uma diversão mais interessante do que ficar fazendo estilos diferentes.

Repetir uma cerveja com perfeição requer mais do que uma receita. Faz-se necessário também tomar notas, não apenas do que vai acontecer, mas também do que realmente aconteceu durante toda a brassagem.

Se você realmente queiser constituir a "sua" cerveja, lembre-se que as vezes uma safra diferente de malte pode fazer uma grande diferença. Mas repetir uma receita várias vezes pode ser tão instrutivo quanto fazer diversas receitas diferentes.

3- ENTRAR NUMA COMPETIÇÃO

Um pouco de desafio nunca fez mal a ninguém. O máximo que pode acontecer é você conseguir um feedback de como está sua cerveja entregue a você por pessoas experientes.

Você também pode fazer uma competição contra você mesmo. Basta entrar na mesma competição todo ano, tentando uma nota maior a cada vez.

4- UTILIZE UM INGREDIENTE DIFERENTE

Segundo a "Lei da Pureza" alemã, só se pode utilizar malte, lúpulo, água e fermento para a fabricação da cerveja. Mas variar um pouco não faz mal a ninguém. Nós da RecBrew gostamos muito de semente de coentro (prinicpalmente em nossa Wit).

Colocar ingredientes novos é sempre um desafio. Fizemos uma Blackberry Porter (amora) que está na fase final de preparo. Quando você usa um ingrediente novo tem que pensar qual ingrediente vai bem com o estilo e em que momento incorporá-lo a receita (na brassagem, no fermentador primário ou secundário).

5- SIRVA A UM GRANDE EVENTO

Se você tiver sorte na sua vida cervejeira conseguirá um grande evento para mostrar seu talento. Muitas vezes isso significa um grande quebra-cabeça. Quando começar, como fazer várias brassagens com o mesmo resultado, a quantidade necessária de cerveja, a logística... Muita coisa a se pensar.

E a pior (ou melhor) parte, vendo toda a sujeira resultado das diversas brassagens pode deixar você mais organizado.

Você pode pensar em fazer levas menores e mais concentradas e dilui-las antes da fermentação, tendo assim menos trabalho.

Além do que, a quantidade de gente que vai provar sua cerveja e te dar o feedback vai ser um motivo de dar um capricho a mais na sua leva. Fazer a sua cerveja predileta pode se uma boa sugestão, melhor do que tentar fazer uma falsa "skol" para tentar agradar os ambevianos. Se sua cerveja for bem feita eles irão gostar da mesma maneira.

6- DESCUBRA COMO A "OUTRA PARTE" VIVE

Se você é um cervejeiro que sempre fez suas brassagens usando partial mash, tente fazer um all grain e ver o resultado. Se você é um all grain tente utilizar um extrato para ter mais essa experiência.

7- ENSINE ALGUÉM

Se você quer aprender alguma coisa, tente ensiná-la. Quando você ensina você organiza sua linha de raciocínio e acaba descobrindo coisas novas. Além do que, as perguntas que essa pessoa fará proporcionará você a pensar sobre o assunto antes de responder, o que levará a um melhor entendimento sobre a matéria.

8- ELEJA UMA RECEITA COM "SUA" CERVEJA

Tenha a "sua" cerveja. Aquela que, se você estivesse num restaurante, você chamaria a cerveja da casa. Ela pode ter um ingrediente diferente, que só se encontre na sua região, pode ser uma cerveja comum, elaborada com um único tipo de malte, pode ter diversos tipos de lúpulos. Ela pode até fugir as regras da BCJP, contanto que ela seja a SUA cerveja!

9- ASSOCIE-SE A UMA ACERVA (ASSOCIAÇÃO DOS CERVEJEIROS ARTESANAIS)

É sempre bom ter contato com outros cervejeiros e constatar suas dúvidas (que podem ser as mesmas que as suas) e as explicações dos mais experientes (sempre existe alguém mais experiente que nós).

Essas associações estão sempre realizando "missas" (encontros), degustando cervejas e realizando palestras. Especialmente aqui no Brasil, são pessoas excelentes que só querem ajudar os novos cervejeiros.

10- FAÇA UMA CERVEJA QUE NUNCA MAIS FEZ

Lembra daquela cerveja que você fez, achou muito boa, mas nunca mais tentou. Por que não fazê-la novamente? Você pode lembrar porque escolheu aqueles grãos e lúpulos, por que resolveu fazer aquele estilo com algumas diferenças.

Relembrar uma boa cerveja é sempre bom.

Entaão, se você é um cervejeiro mais experiente, quantas dessas dicas você já experimentou. Devo confessar que, para nós da RecBrew, não foram todas.

Cheers

5 comentários:

  1. parabens! otimo post! eu que sou um iniciante levarei estes ensinamentos para toda minha vida cervejeira...

    ResponderExcluir
  2. Valeu Romero... Muito legal este Post!

    ResponderExcluir
  3. tenho a ligeira impressão que vcs 2 já fizeram e refizeram essa lista toda hahaha :) bjs!

    ResponderExcluir
  4. Caramba, eu to impressionado!

    Morei em Rec de 2003 a 2007 e nunca tinha me deparado com uma idéia tão boa e com resultados tão extraordinários!

    Vcs tão de parabéns, o NE precisa de pessoas criativas e ativas!!!

    Sou amigo da Manu, estudei com ela na UFPE, e agora, na Suécia, fico feliz em ler este blog... já virei leitor!

    Sucesso e grande abraco gelado da Suécia...

    Renan Costa

    ResponderExcluir
  5. Valeu pela força Renan. Estamos sempre tentando agitar a vida cervejeira de Recife e colocar mais infomações neste nosso blog.

    ResponderExcluir