Páginas

sábado, 9 de outubro de 2010

Engarrafando nossa Cerveja!

Amigos,

Conforme prometemos durante a brassagem coletiva, estamos colocando passo a passo o que está acontecendo com nossa cerveja.



Após uma semana fermentando e uma semana de maturação (numa temperatura mais baixa), hoje engarrafamos a breja.

Como havíamos comentado antes, o volume acabou sendo menor do que o esperado, resultando em apenas 13 litros de cerveja, ao invés dos 19 previstos. A cor e o gosto, no entanto, estão espetaculares, como você pode ver na foto ao lado.

Para engarrafar a cerveja precisamos de 25 garrafas de 600 ml, 25 tampinhas metálicas, um arrolhador, 105 gramas de açúcar, uma árvore escorredora de garrafas, uma mangueira de silicone, um balde de pástico alimentício, uma bacia grande, um bico dosador, cerca de 400ml de água, 11ml de sanitizante (iodofor).



Fervemos os 400 ml de água filtrada por 15 minutos, adicionamos o açúcar mexendo constantemente para não caramelizar. Fervemos por mais 5 minutos e retiramos do fogo, cobrimos com filme plástico e colocamos para resriar.



Colocamos 20 litros de água, junto com o iodofor, no balde. Colocamos cerca de 6 a 7 garrafas limpas, dentro do balde para sanitização. O tempo de sanitização é de 1 minuto. Retiramos as garrafas, esvasiamos o líquido e colocamos na árvore escorredora. Repetimos o procedimento até que todas as garrafas esejam sanitizadas.

Retiramos todo o líquido de dentro do balde passando para uma bacia. Nessa bacia colocamos a mangueira, o bico dosador e todas as tampinhas para sanitização.

Acoplamos a mangueira no bico dosador e conectamos na torneira do balde da cerveja. Assim, nosso mecanismo de enchimento das garrafas está pronto. O bico dosador vai ajudar nesse processo, pois corta o fluxo do líquido quando a garrafa está cheia.

Como estávamos eu e Filipe, eu ia enchendo as garrafas e Filipe tampando. Quando apenas uma pessoa está neste processo, você enche todas as garrafas e depois tampa.



Todo o processo durou cerca de 1 hora.

Semana que vem nossa cerveja estará pronta!

Cheers

Nenhum comentário:

Postar um comentário