Páginas

sexta-feira, 31 de dezembro de 2010

Brassagem Northen Brown Ale

RECBREW’S NORTHEN BROWN ALE

Aproveitando o recesso de fim de ano aproveitamos para fazer algumas levas de cerveja para repor nosso estoque. Já fizemos a RecBrew’s Witbier (sucesso de público) e agora estamos preparando uma Northen Brown Ale, uma ale inglesa de coloração marrom, que pode chegar ao teor alcoólico máximo de 5,4% ABV (BJCP).

Segundo as regras do BJCP esse estilo deve ter um aroma leve de malte, podendo ser toffee e/ou caramelo, com um pouco de aroma de lúpulos frescos. O sabor segue as mesmas variantes do aroma, mas sem sabor de lúpulos (lembrem-se que é uma ale inglesa). O corpo deve ser de moderado a médio.

Um bom exemplo desse estilo de cerveja é a Newcaslte Brown Ale. Que por “coincidência” é uma das minhas cervejas prediletas.

Para nossa receita de 19 litros usamos os seguintes ingredientes:

Pale ale 2 row 3 kg malte base
Cara 50 150 gr. sabor caramelo e cor
Biscuit Malt 350 gr. sabor biscoito, toffee e cor
Malte escuro 100 gr. sabor torrado e cor
Malte de trigo 250 gr. estabilizar espuma

Perle (8% AA) 18 gr. (60 min)
Perle (8% AA) 15 gr. (05 min)

Whirlfloc 15 min.

Para fermentar reutilizamos um S-33 que está terminando uma Oatmeal Stout, feita semana passada. Assim passaremos a Stout para um maturador e colocaremos nossa Brown ale no mesmo fermentador onde estão as leveduras.

Como todos os maltes utilizados são bastante modificados optamos por uma brassagem single infusion, a 65 graus, por 1 hora.

Números estimados segundo o Promash com eficiência de 75%
SG 1.039 OG 1.046 Volume 19 Litros
SRM 18 IBU 27

Números reais:
SG 1.040 OG 1.048 Volume 18,5 litros
SRM 18 IBU 27

Eficiência de 75%.

Para iniciar a brassagem aquecemos cerca de 11 litros de água a 80 graus. Despejamos essa água no cooler de brassagem, este cooler possui uma bazooka para filtragem posterior. Uma vez no cooler a temperatura do líquido baixou para 74 graus. Adicionamos os grãos moídos que baixaram a temperatura para os 65 graus esperados (obrigado Promash!).


Nos 30 minutos finais da mosturação colocamos 25 litros de água para aquecer a temperatura de 78 graus. Essa água vai ser utilizada para o flysparge num sistema de gravidade.



Enquanto esperamos pela finalização do sparge experimentamos uma Blanche de Namur. Uma wit bier recebeu no World Beer Awards 2009 o titulo de melhor cerveja de trigo do mundo. A cerveja é tão boa que merece um post todo pra ela!



Com o fim do sparge partimos para a fervura. Serão 60 minutos utilizando os lúpulos a 60 e 5 minutos, para amargor e aroma, respectivamente. Escolhemos o Perle por falta de opção. Acabei de usar Magnun e Amarillo numa IPA, então não queria repetir. Também não queríamos usar Sladek que é um lúpulo mais conveniente para cervejas de baixa fermentação, assim como o Saaz.

Ao final da fervura utilizamos um chiller de placas para baixar a temperatura para abaixo dos 30 graus. Como falamos anteriormente, colocamos o mosto no mesmo balde fermentador de uma Oatmeal Stout, assim aproveitamos a levedura que ainda estava ativa.

Importante salientar que só usamos essa levedura uma vez, que foi justamente na Stout. Além do que, fazia apenas 10 dias que inoculamos essa levedura pela primeira vez.

Mosto no fermentador, como o fermento estava ativo ela já apresenta o começo do Krausen. Vamos agora esperar para ver como vai ficar!

Cheers.

Nenhum comentário:

Postar um comentário