Páginas

segunda-feira, 1 de novembro de 2010

Torrando Malte de Trigo

Prezados,


Fizemos uma experiência "forçada" hoje. Na última brassagem ocorrida no sábado passado descobrimos alguns insetos em nosso malte de trigo. Imediatamente colocamos o referente saco no freezer para congelar essa praga nos maltes.

A experiência passada de geração em geração nos ensinou que, quando se congela um grão, o desgelo deve acontecer rápido para que este não fique "mole" ou "murcho". Para evitar tal destino resolvemos descongelar os cerca de 1,5 kg de grãos no forno.

Foi aí que surgiu a idéia: já que vai estar no forno, pq não tentar escurecer esse grão para fazer uma weiss mais escura? Foi o que fizemos!

Para tanto, pré-aquecemos o forno a 200 graus (pelo menos é a temperatura que mostra no botão do fogão) por 15 minutos. Distribuímos os grãos em 2 tigelas de tamanhos distintos. Colocamos as duas tigelas de vidro no forno.



Verificamos e mexemos no malte a cada 15 minutos. Quando da terceira vez que abrimos o forno, ou seja aos 45 minutos, aumentamos a temperatura para 230 graus. Deixamos a tigela maior por mais 10 minutos e retiramos. A segunda deixamos mais 10 minutos para deixar os grãos mais escuros. O resultado das duas tigelas você pode ver na foto ao lado.



No começo da torra os grãos exalavam um cheiro muito bom de chocolate. No final o cheiro já era de pipoca e com o tempo de pipoca queimada.



A diferença de cor você pode observar na foto abaixo. Os grãos que estão em cima da foto são os normais, o da direita foi o primeiro a ser retirado do forno e, lógico, o da esquerda o mais queimadinho.


Agora a questão é saber quão escuro esses grãos deixarão o mosto. pergunta impressindível para saber a quantidade a ser usada. A maneira mais fácil de verificar isso é fazendo um mosto de amostragem.

Assim que fizermos uma cerveja com esses grãos eu posto aqui o resultado para que todos tenham uma idéia.

Cheers!

2 comentários:

  1. Romero,
    deve ficar boa isso !
    eu tambem tinha uns insetos na malte pilsen mas eu cozinhei eles na brassagem, não reparei nada ruim na sabor final, de repente ajudou a formar 'head retention'.
    logo vem weiss com tones de pipoca queimado e carunchos malteados muito bom isso!

    ResponderExcluir
  2. Existe alguma literatura que orienta a torra de maltes especiais?
    Obrigado!

    José Antônio

    ResponderExcluir