Páginas

sábado, 5 de junho de 2010

Guisado na Cerveja, adaptação do Guinness Stew


Que almoço bom! 
Pão e cerveja, este é o lema do cervejeiro caseiro. O pão significa a boa mesa, a cerveja a boa bebida. Aqui em casa sempre temos o melhor dos dois, mas hoje resolvi exagerar nos sabores. Mesmo com a "pirangagem" de minha parte fiz um almoço delicioso. Uma adaptação do Guinness Stew com um purê de Batata doce com hortelã (receita de minha sogra) e arroz de cenoura.

Fica a Receita deste delicioso prato adaptado para o bolso do Brasileiro comum, já que uma garrafa de guinness está 20 reais fiz com 1/2 Eisenbahn Dunkel 1/2 Xingu. (sei que saí de uma Stout irlandesa para uma Lager estilo alemã fabricada pelo Grupo Schin e uma Pingo bier da vida, mas foi o que eu encontrei no supermercado do lado de casa).

Vai aí uma receita básica, fiquem sabendo que receitas milimétricas é coisa de doceiro e donas de casa das antigas. Minha receita é no olho e no gosto, ou seja, quanto basta de qualquer coisa.

Ingredientes:
Para o Guisado na Cerveja
Uma carne bonita que nunca tenha sido congelada cortada em cubos.
1 garrafa Long neck de Eisenbahn Dunkel
1 Garrafa Long Neck de Xingu
2 cenouras crocantes 
2 cebolas Roxas (são mais bonitas e saborosas para guisados) 
Ramos de Alecrim
Folhas de Louro
Alho
Caldo de Carne
engrossar o caldo com Amido de milho ou Roux vai muito bem! 

Primeiro você abre as duas cervejas coloca cada uma em um copo e faz um exercício de comparação entre as duas. Depois leva uma panela com azeite ao fogo e refogue as cebolas e o alho até a cebola ficar translúcida. Reserva as cebolas. Na mesma panela sela os cubos de carne até eles ficarem dourados em todos os lados. Aí acrescenta as Cervejas! Deixa evaporar um pouco e acrescente o caldo de carne quente. Chegou à hora das cenouras cortada em rodelas; devolva as cebolas e alho à panela. Cozinhe sem a tampa e deixe reduzir até o molho ficar em uma consistência interessante.
Tirei as fotos de forma displicente, não imaginei que ficaria tão bom e viraria Post; testem a receita e usem os seus truques de cozinha.
Faça este prato, delícia!  

Ainda esta semana farei o prato como manda o figurino, com uma Guinnes extra Stout.

Nenhum comentário:

Postar um comentário