Páginas

quarta-feira, 9 de junho de 2010

Carbonnade a la Flamande


Tem Leffe no Hiper de Casa Forte (Recife)! Já faz um tempinho que chegou, e era só o que faltava para completar minha lista de ingredientes para execução da famosa 'Carbonnade a la Flamande', receita tradicionalíssima da Bélgica desde o século 14.
O segredo, como em toda boa receita é investir em ingredientes de qualidade - na busca de que assim o resultado seja a criação de algo bem melhor que a mera soma das partes.
A base e execução da Carbonnade é praticamente a mesma da adaptação do Guinness Stew publicada há uns 2 posts atrás, com a omissão das cenouras. Na verdade há 'carbonnades' que levam cenouras, cogumelos etc. Também fica muito bom, mas a original fica só nas cebolas mesmo.
Para variar, não consigo encontrar a receita original em francês que recebi no dia que aprendi a fazer a Carbonnade na casa da tia do dono deste blog na Bélgica - no entanto, depois de muito fuçar a web encontrei finalmente uma que faz jus à verdadeira Carbonnade Flamande. Então, para aqueles que preferem receitas com medidas exatas, sugiro a do belga La Bonne Cuisine (http://users.skynet.be/la_cuisine_belge/carbonnades_flamande-cuisine_belge.htm), a dos Hairy Bikers (http://www.bbc.co.uk/food/recipes/lescarbonadesflamand_85456) ou a do Principia Gastronomica (http://principiagastronomica.com/post/21).
Detalhe, só quando abri a garrafa percebi que a Leffe que temos aqui não é a Radieuse... mas também não ficou nada mal com a Blonde. Ainda não encontrei a Radieuse por aqui :/ Na Bélgica sugeriram que no Brasil se tentasse fazer com a Caracu, talvez com a Xingu também não fique mal.
Ah, segue o link para um teste cego da Leffe "belga" x Leffe "brasileira" realizado pelos confrades de Brejas: http://www.brejas.com.br/blog/09-02-2008/teste-cego-leffe-belga-x-leffe-brasileira-183/

Cheers!

Ah, se alguém tentar fazer compartilha com a gente o resultado aí!

4 comentários:

  1. Boa manu, vou testar esta receita no sábado, vamos fazer uma cerveja e sua presença é fundamental, tem que ter alguém forte para moer o malte, hehe, na verdade é por que sábado é dia dos namorados (- o nosso) e o nome da Cerveja é: Valentine´s Strong Gold Ale.

    ResponderExcluir
  2. Ok ok... ;) O 'malte celta' já chegou??
    Gostei do nome haha :)
    xox

    ResponderExcluir
  3. Excelente receita. Vou testar. Por falar em Leffe, voce encontra também no Botequim da Hora, na rua da Hora, por +- R$ 7,00. Nem tá tão caro, levando em consideração a qualidade desta cerveja.

    Filipe, tô com umas duvidas na hora do priming e maturação. Posso te escrever um e-mail?

    Um abraço a todos,

    ResponderExcluir
  4. Demorou... claro que pode mandar um e-mail.
    joaofilipemuniz@gmail.com

    ResponderExcluir