Páginas

domingo, 21 de novembro de 2010

Reportagem no Jornal do Commercio

JORNAL DO COMMERCIO
Quer inovar? Faça sua cerveja em casa
Publicado em 21.11.2010
Por Ivo Dantas

Assim como o vinho, a cerveja vem conquistando paladares ao longo dos últimos anos. Ao invés da tradicional cerveja industrializada, com preços baixos e produção em escala, os pernambucanos estão, aos poucos, descobrindo a cerveja artesanal. Difícil de encontrar e com preços bem amargos (uma garrafa pode facilmente ultrapassar os R$ 30), a bebida vai além das marcas especiais, normalmente encontradas em delicatessens, e exige um pouco mais de seus apreciadores.
Para quem deseja mais do que a simples experimentação das cervejas importadas já disponíveis nas lojas do Recife, a solução pode ser fazer a própria bebida. Após passar um período morando nos Estados Unidos, o advogado Romero Perman não pensou duas vezes em criar sua fábrica pessoal.
Segundo ele, tudo começou com um amigo americano, formado em química, que fazia cerveja caseira. “Lá, as pessoas estão acostumadas a fazer suas próprias cervejas. Existem associações e comunidades. Quando voltei ao Brasil vi que não conseguiria ficar bebendo apenas as bebidas industrializadas”, explica.
Após muita pesquisa, ele e o vizinho, o gastrônomo João Filipe Muniz, encontraram uma loja no Rio Grande do Sul que vende os ingredientes para fazer a cerveja. O maquinário é simples. Grande parte comprado no Mercado de São José e em lojas do Centro do Recife. Ao invés do forno industrial, o fogão de casa. Um freezer com termostato é o suficiente para manter a temperatura ideal durante o processo de fermentação. “Gastamos cerca de mil reais com o equipamento, comprado localmente. A partir daí fomos procurando receitas, testamos temperos, e convidamos os amigos para provar. Já temos vários tipos, desde a clara, uma vermelha, até algumas mais escuras, com sabor marcante. Apesar das opções, a preferida normalmente é a feita de trigo”, diz Perman, que já programa a produção para o período de festas.
Apesar de ainda não estar disponível para venda, a cerveja artesanal já mudou a rotina dos amigos, que pensam em dar aulas sobre a bebida e, em breve, criar uma marca. Os interessados em fazer o curso sobre cervejas caseiras podem entrar em contato através do endereço eletrônico romeroperman@hotmail.com. A primeira turma deverá ter início ainda em dezembro, com duração de um dia.

Um comentário:

  1. Pipo ficando famoso!=) Prepare um estoque de W2 pro fim do ano que eu volto, hehe!

    abração Pipo!

    ResponderExcluir