Páginas

sábado, 10 de setembro de 2011

Como fazer uma Irish Red Ale


Mais um dos estilos que serão julgados no próximo concurso nacional de cerveja caseira, em Piracicaba/SP, em junho de 2012, a Irish Red Ale é uma cerveja da escola inglesa facilmente encontrada em pubs daquela ilha. Fácil de beber, bem equilibrada, caracteriza-se por um aroma de malte, cor avermelhada - devido a adição de pequenas quantidades de malte torrado, podendo ser utilizada levedura de alta ou de baixa fermentação.

Segue a traducão do BJCP para o estilo:
 


9D. Irish Red Ale
Aroma: aroma maltado moderado a baixo, normalmente com notas de caramelo mas ocasionalmente bolacha e toffee. Pode ter um leve amanteigado (entretanto não é requisito). O aroma de lúpulo é pouco a nenhum (normalmente não está presente). Limpa.

Aparência: de âmbar a um vermelho cobre profundo (a maioria dos exemplos tem uma tonalidade avermelhada profunda). Limpa. Pouca espuma, branca a esbranquiçada.

Sabor: sabor moderado e doce de malte caramelo, algumas vezes com notas de torrada amanteigada ou toffee. Termina com um sabor leve de malte torrado, o que leva uma um final com característica seca. Geralmente não possui sabor de lúpulos, entretanto alguns exemplos possuem um sabor de lúpulo inglês leve. O amargor do lúpulo é médio baixo, entretanto a utilização de malte torrado pode aprimorar a percepção de amargor para o nível médio. Um final seco a médio seco. Limpa e suave (versões lagers podem ser bem suaves). Sem ésteres.

Sensação: corpo médio a médio leve, entretanto alguns exemplos que contém níveis baixos de diacetil podem dar uma sensação mais suave (escorregadio ou liso). Carbonatação moderada. Suave. Atenuação moderada (mais do que as Scottish Ales). Pode ter um pouco de sensação de álcool nas versões mais fortes.

Impressão geral: uma cerveja de alta bebibilidade. Focada no malte, tem um inicio doce e uma secura do malte torrado no final.

Comentários: as vezes preparada como uma lager (neste caso não irá exibir diacetil). Quando servida muito gelada as notas de torrado e o amargor pode parecer mais elevados.

Ingredientes: pode conter alguns adjuntos (milho, arroz ou açúcar), entretanto o seu uso excessivo pode descaracterizar a cerveja. Geralmente tem um pouco de cevada torrada para incrementar a cor vermelha e o final seco. UK/Irish meltes, lúpulos e fermento.

Estatísticas: OG: 1.044 – 1.060 IBUs: 17 – 28 FG: 1.010 – 1.014 SRM: 9 – 18 ABV: 4 – 6%

Exemplos comerciais: Three Floyds Brian Boru Old Irish Ale, Great Lakes Conway’s Irish Ale (a bit strong at 6.5%), Kilkenny Irish Beer, O’Hara’s Irish Red Ale, Smithwick’s Irish Ale, Beamish Red Ale, Caffrey’s Irish Ale, Goose Island Kilgubbin Red Ale, Murphy’s Irish Red (lager), Boulevard Irish Ale, Harpoon Hibernian Ale.

A adição de maltes torrados para a cor também deixará a cerveja com a sensação de ser seca. Sendo assim deve-se focar no equilíbrio deste com os maltes caramelo e o lúpulo. Qualquer desequilíbrio pode ofuscar as notas de torrado.

No caso da utilização de leveduras de alta fermentação, Jamil Zainasheff, em seu livro Brewing Classic Styles, sugere uma fermentação com uma temperatura mais baixa, ocasionando uma cerveja mais limpa. Em seguida, o autor sugere uma levedura com boa atenuação, para evitar que um final doce sobreponha-se a secura do torrado.

Para a receita, utiliza-se ingredientes ingleses, como malte pale ale inglês (difícil encontrar no Brasil), maltes cristal ou cara (para o caramelo) e qualquer lúpulo inglês. Caso você não tenha acesso aos fermentos líquidos próprios do estilo (WL P004 ou Wyeast 1084), sugiro utilizar o US-05.

Cheers!

Nenhum comentário:

Postar um comentário