Páginas

segunda-feira, 25 de julho de 2011

Cantillon: "Le Temps ne respecte pas ce qui se Fait sans lui"

Começando nossa saga pela escola Belga vamos localizar geograficamente a posição privilegiada deste maravilhoso país cervejeiro. Com o Centro em Bruxelas o círculo em escuro tem 320Km de raio abrange algumas das mais importantes cidades da Europa: Londres, Paris, Amsterdam, Colônia, Frankfurt e Luxemburgo; Cidades totalmente interligadas por todos os meios de transportes possíveis e imagináveis com pouquíssimas concessões privadas.


Por fatores históricos como fundador da BENELUX e devida a ótima localização Bruxelas foi um dos locais escolhido de forma quase que compulsória para sediar de forma efetiva o Parlamento Europeu. A Bélgica tem a cara da Nova Europa, um país finalmente em Paz mas que nunca esquece de seu breve passado sangrento, que olha para frente os novos desafios sem esquecer de suas tradições.

Uma das tradições deste pequeno grande país é a Cerveja, e que CERVEJA! Desde FarmHouse Ales até as cervejas Trapistas, passando por abadias e chegando em novas e surpreendentes jovens cervejarias, começaremos com algo totalmente a parte: A Cerveja Gueuze, Lambic e Faro da Cervejaria Cantillon.

CANTILLON C'est Bon!

"Se eu estivesse viajando pela Europa e só tivesse 1 único dia em Bruxelas Iria para a Cantillon..."

O tempo Não respeita o que se faz sem ele


Bem próximo ao centro histórico de Bruxelas fica localizada a Brasserie Cantillon, uma pequena cervejaria familiar fundada em 1900 e nunca modernizada que produz cerca de 900hl de cerveja por ano.  

Preços convidativos


A Cerveja da casa fica na família das Gueuze-Lambic cerca de 10 cervejas diferentes são feitas na Cantillon. Se algum dia você já provou uma cerveja do tipo FARO (Timmerman's, Mort Subit, etc) saiba logo que depois de fermentadas por uma sopa de bactérias e leveduras selvagens nem rapadura fica mole nem frutas ficam doce.

Tanque Aberto de Fermentação

As cervejas do tipo Lambic são fermentadas em tanques abertos sem a direta participação humana na inoculação de leveduras/bactérias. Ou seja, as cervejas fermentam de forma espontânea.


 Ambiente mantido há muitos anos inalterado para abrigar as queridas Leveduras e Bactérias selvágens.

Companhia melhor não há! 

A Gueuze é uma cerveja muito intensa, para o bem ou para o mal ainda não estou tão preparado para apreciar grandes quantidades deste tipo de cerveja.

No fim da visita a cervejaria a Gueuze é lindamente colocada em uma bela taça, Com o líquido dourado levemente carbonatado e um pequeno mais persistente creme. O Paladar é extremamente seco e ácido chegando a sugerir até mesmo um salgado. No aroma os traços de lúpulo quase somem sobrando um doce vinagre seguido de couro e papelão. Bebebilidade interessante. Sou louco para repetir a dose para ver se meu paladar evoluiu desde o primeiro impacto com este estilo de cerveja.

Tremenda Vontade de reduzir e temperar uma salada... (amadores) 

Outra cerveja degustada na casa foi a Cantillon lou pepe Kierk, seu rosé translúcido com uma formação leve de espuma fica lindíssima no copo. Aroma de vinagre balsâmico e papelão, sabor salgado e ácido. Mais uma experiência interessante, mas ainda não cheguei ao ponto de admirar tanto este estilo de cerveja.

Vai para Bruxelas? Vá para a Cantillon! Tire suas dúvidas e aproveite e traga uma cerveja dessas para mim...
http://www.cantillon.be/

Um comentário:

  1. Olá pessoal, achei o blog através da matéria no Pernambuco.com e fiquei muito feliz achar mais um site para ler sobre o assunto, pois sou, como vocês, um grande admirador e apreciador das cervejas!

    Em 2009 tive a oportunidade de passar 1 mês na Bélgica (pois tenho parentes lá) e fiquei maravilhado em descobrir que existem uma infinidade de paladares muito além das cervejas comuns que bebemos aqui. Vários sabores e tipos de preparo. Experimentei o máximo que pude enquanto estava por lá e também trouxe várias garrafas comigo quando voltei.

    Hoje em dia faço coleção de cervejas belgas, e sempre que um parente de lá vem nos visitar, faço minhas encomendas!

    Concordo quando dizem que é o paraíso na terra pra quem gosta de cervejas!

    Parabéns pela iniciativa!

    ResponderExcluir